A maquiagem, amiga de quem quer se embelezar, se torna uma vilã quando utilizada fora do prazo de validade. Alergias, irritações na pele e olhos e até conjuntivite são alguns dos efeitos indesejados que podem ser causados por cosméticos impróprios para uso.

Farmacopa - Validade maquiagens

O prazo de validade dos produtos de maquiagem varia de acordo com uma série de fatores: sua composição, utilização e local onde é aplicada. E independentemente da data indicada na embalagem, se algum item tiver aspecto ou cheiro alterado, é hora de descartá-lo.

A maquiagem utilizada nos olhos é a que requer mais atenção: seu rímel deve ser jogados fora depois de três meses e o delineador líquido, depois de 6. Já o lápis pode durar até um ano. Caso a ponta se torne dura e ressecada, o ideal é descartá-lo também. Uma dica importante: evite emprestá-los, o risco de contaminação é muito grande.

Produtos em pó, em especial os minerais, têm vida mais longa, podendo durar até dois anos. No entanto, mesmo que aquele seu pó compacto caríssimo ainda estiver com um bom aspecto, siga as instruções e a data de validade indicada pelo fabricante.

Dicas de como armazenar a sua maquiagem:

  • Evite guardar a maquiagem no banheiro: a umidade e oscilação de temperatura podem diminuir a vida útil dos produtos;
  • Higienize seus pincéis e esponjas com produtos específicos. Ou lave-os de 15 em 15 dias com xampu para bebês;
  • Cole etiquetas nos produtos com a data de validade. Dessa maneira é mais fácil lembrar de descartá-los na hora certa;
  • Armazene tudo longe do sol – os raios UV podem destruir os conservantes dos cosméticos, diminuindo ainda mais o prazo de validade.