Mesmo com tantas promessas de levar uma vida mais saudável em 2017, as festas de Natal e Ano Novo são aquele momento do ano em que deixamos as regras de lado para curtir a ceia – ou aquele churrasco em volta da piscina – com a família e os amigos. Cada celebração vem acompanhada de uma mesa farta, e é difícil resistir às guloseimas.

Foto: Derrick Brutel

Foto: Derrick Brutel

Bebemos demais, comemos em proporções em que não estamos acostumados e exageramos no açúcar e na gordura. É normal, mas se pudermos ‘dar uma mãozinha’ para o nosso organismo trabalhar na recuperação e começar o ano desintoxicando nosso corpo de todos os exageros, por que não?

O melhor é que podemos fazer isso de forma natural, gostosa e sem gastar muito com os sucos detox. Eles são fáceis de fazer – é só bater tudo no liquidificador – e ajudam o fígado a eliminar as toxinas do nosso corpo mais rapidamente. E ainda ajuda a hidratar e refrescar nesse calor. Comece 2017 aprendendo estas receitas práticas e use sempre no seu dia a dia!

Abacaxi com hortelã:

3 fatias de abacaxi descascado
1 maçã
Suco de 1 limão
1 pedaço de gengibre
1 punhado de folhas de hortelã
1 copo de água

Suco verde:

2 laranjas sem casca e sem sementes
3 folhas de couve
1 pedaço de gengibre
1 copo de água (ou água de coco)

Melancia com gengibre:

3 fatias de melancia sem caroço
1 colher de chá de linhaça triturada
1 colher de gengibre ralado
1/2 copo de água

Beterraba e maçã:

1 beterraba pequena
1 maçã
Suco de 1 limão ou laranja
1 pedaço de gengibre
1 copo de água

Uva com canela:

1 copo de suco de uva integral
1 pedaço de gengibre
1 colher de café de canela
Gelo a gosto

Prepare o suco e beba na hora. Se armazenado, perderá suas propriedades. É interessante variar os tipos de suco, aumentado a variedade de nutrientes. Se você não gosta de pedaços, pode coar o suco, mas tenha em mente que esse processo retira a maior parte das fibras, reduzindo o potencial digestivo e desintoxicante da bebida.

Você ainda pode criar suas próprias receitas, usando muitas fibras de frutas e hortaliças e ingredientes termogênicos, que aceleram o metabolismo, como o gengibre e a canela.