DÚVIDAS FREQUENTES
Tem alguma dúvida?
As perguntas mais frequentes foram listadas abaixo, assim como as suas respostas.
Caso ainda tenha alguma dúvida, entre em contato conosco!
▶ Quais são os critérios para a minha receita ser aceita?
Todos os critérios para que uma receita possa ser aceita estão especificados aqui: Critérios de Aviamento de Receitas
▶ Posso fazer um orçamento remoto, sem ir até a FARMACOPA?
Sim, porém é necessário que a receita seja enviada através de e-mail, fax (os telefones que podem ser encontrados na página dos endereços da FARMACOPA), ou então pelo nosso formulário de orçamento.
Para enviar a receita, utilize um scanner ou tire uma foto da mesma, mas certifique-se de que a prescrição está legível.
▶ Preciso continuar um tratamento com remédio controlado. Posso fazer com a mesma receita?
A manipulação de medicamentos sujeitos a controle especial só pode ser feita com a apresentação da receita especial (branca) ou a notificação de receita (receita azul), que devem ficar retidas na farmácia, conforme a portaria 344/98. Portanto, a receita é válida apenas uma vez, para a quantidade solicitada pelo médico.
▶ Por quanto tempo minha receita é válida?
Cada tipo de receita tem uma validade.
- Medicamentos controlados pela Portaria 344/98 (receituário especial - Tarja Vermelha e notificação de receita - Tarja Preta): 30 dias corridos a partir da data de emissão.
- Antibióticos: 10 dias corridos a partir da data de emissão.
- Demais prescrições: não existe uma norma que regulamente a validade da receita. No caso de doenças crônicas (cardíacas, reumáticas, entre outras) a orientação é de que a visita ao prescritor seja feita no máximo a cada 90 dias, quando o mesmo atualizará sua receita. O prescritor também pode informar a duração do tratamento, tornando a receita válida para o período informado.
▶ Vocês fazem entrega de produtos?
Sim, fazemos entrega em domicilio nas áreas cobertas pelas nossas filiais. Para saber se o seu endereço está dentro dessa área, consulte a FARMACOPA mais próxima por telefone, e-mail ou pelo nosso formulário de atendimento. O serviço está sujeito à taxa de entrega.
Obs.: Medicamentos controlados (portaria 344/98) devem ser retirados presencialmente.
▶ O medicamento produzido em uma farmácia de manipulação tem o mesmo efeito do industrializado (de drogaria)?
Sim, os fármacos utilizados são os mesmos, o que diferencia é o modo como são produzidos. Medicamentos industrializados são feitos em larga escala, com doses padronizadas. Já os manipulados são feitos exclusivamente para aquele paciente, com a dose individualizada prescrita pelo médico. Não é necessário partir comprimidos, por exemplo, para se ter a dose necessária.
Outro diferencial do medicamento manipulado é a sua forma de apresentação: existem várias não encontradas nos produtos industrializados, como por exemplo jujubas, supositórios, xaropes, gotas de chocolate... Alguns remédios descontinuados pela indústria farmacêutica também podem ser encontrados na FARMACOPA.
▶ A FARMACOPA envia medicação e produtos para outras cidades/Estados?
Não, fazemos entregas apenas nas cidades do Rio de Janeiro, Niterói e São Gonçalo, dentro da área de delivery de cada loja. Consulte a FARMACOPA mais próxima para mais informações.
▶ No rótulo do produto diz que devo mantê-lo na geladeira. Por quê?
A temperatura ambiente, especialmente em determinadas estações do ano, pode danificar algumas substâncias. Portanto, para manter a qualidade do produto recomendamos preservá-lo em geladeira (mas nunca no congelador). Ao transportar o medicamento da farmácia para casa mantenha o frasco fechado, em local fresco, colocando no refrigerador assim que possível. É recomendável que aguarde o produto resfriar (até ficar com a mesma temperatura dos demais produtos da geladeira) para então abrir o produto.
▶ A cor da cápsula mudou. O medicamento está certo?
A cor da cápsula utilizada não interfere no efeito terapêutico. O laboratório utiliza cápsulas de diversas cores, não há padronização por princípio ativo.
▶ A receita do meu medicamento informa: tomar 1 cápsula e no rótulo diz “tomar 1 DOSE (2 CÁPSULAS)”. Por quê?
A divisão das doses prescritas está relacionada aos seguintes fatores: medicamentos cujas doses usuais são altas, ou associação de várias substâncias numa única cápsula.
Nos dois casos, o volume final dos medicamentos prescritos pode ser maior que o tamanho da cápsula disponível. Assim, para respeitar a prescrição e para que o paciente tome o medicamento de forma correta é preciso dividir a dose em determinado número de cápsulas.
Este é o motivo da quantidade cápsulas aviada ser maior do que a solicitada e da etiqueta informativa fixada no pote, que orienta sobre quantas cápsulas devem ser ingeridas para atingir a dose indicada na prescrição.
▶ Por que vocês colocam algodão e/ou sílica dentro do frasco de medicamento?
A umidade do meio ambiente pode ser absorvida pelos medicamentos e danificá-los. Por isso é necessário o uso do algodão e do sachê de sílica para evitar que isso aconteça. Outra finalidade do algodão é evitar o atrito entre as cápsulas no espaço livre que fica dentro do frasco. Vale lembrar que o algodão e a sílica, apesar de não serem tóxicos, não devem ser ingeridos.
▶ Posso tomar meus remédios com leite?
O ideal é sempre ingerir sua medicação com um copo de água.
Tanto o leite como sucos (em especial os ricos em vitamina C) e refrigerantes não são recomendados pois podem alterar a eficácia do medicamento. O ideal são 200ml de água potável e sem gás.
▶ Meu médico disse para eu tomar o medicamento nas refeições. Tomo antes ou depois? Qual a diferença?
Para alguns medicamentos é indiferente tomar antes ou após as refeições. Isto ocorre porque o alimento não interfere na eficácia do medicamento, nem na absorção dos nutrientes do alimento. No entanto, em casos especiais, o médico pode orientá-lo a tomar imediatamente antes, ou após se alimentar, por exemplo. No caso de dúvidas, consulte um de nossos farmacêuticos.
▶ Tenho problema de estômago. É verdade que só posso usar cápsula incolor?
Os corantes adicionados a produtos farmacêuticos de uso sistêmico (oral) são atóxicos e farmacologicamente inativos. Não existem estudos clínicos comprobatórios de reações adversas aos corantes alimentícios e farmacêuticos. Porém, a exposição a corantes contidos em preparações farmacêuticas tem sido associada com reações de hipersensibilidade em pacientes susceptíveis.
▶ Meu medicamento/produto está vencido. Posso utilizá-lo mesmo assim?
Não é recomendado que um produto vencido seja utilizado, ainda que seja um dermatocosmético (cremes, xampus, etc), pois seus componentes têm uma determinada vida útil.
Após esse tempo, encerra-se a responsabilidade do prescritor e da farmácia quanto ao medicamento/produto.
▶ Sinto os mesmo sintomas que um familiar. Posso tomar o medicamento feito para ele?
Mesmo que os sintomas sejam parecidos, a doença não é necessariamente a mesma. Os medicamentos prescritos para outra pessoa podem não fazer efeito ou até piorar o quadro apresentado. Evite a automedicação e procure orientação médica.
▶ Estou tomando um medicamento, posso ingerir bebida alcóolica?
O uso do álcool associado ao de um medicamento pode potencializar ou diminuir o efeito deste. Usuários de antidepressivos ou calmantes, por exemplo, podem vir a sofrer uma sedação grave, depressão, alteração cardiovascular ou depressão respiratória e em alguns casos levá-lo ao coma. Outro exemplo são os anti-inflamatórios, que interagem com as bebidas alcoólicas podendo ocasionar ulcerações e hemorragias gástricas. Portanto, não misture álcool com qualquer medicamento.
▶ Quero trabalhar na FARMACOPA, como devo proceder?
Envie seu currículo para uma unidade Farmacopa ou para o e-mail [email protected] Assim que houver uma vaga compatível com seu perfil, entraremos em contato.
▶ Posso pedir cosméticos na FARMACOPA como xampu ou filtro solar sem ter receita médica?
Alguns produtos dermatocosméticos manipulados na FARMACOPA podem ser vendidos sem receita médica, como por exemplo: xampus, filtro solares, hidratantes corporais e tônicos faciais. Em caso de dúvida, procure um dos nossos farmacêuticos.
▶ Posso encomendar um medicamento em farmácias de manipulação sem ter receita?
A manipulação de medicamentos só é feita com a apresentação de prescrição vinda de um profissional habilitado, para segurança do paciente.