TPM ou Tensão Pré-Menstrual é um conjunto de sintomas que acontece no período do ciclo feminino que antecede a menstruação. É aquele momento do mês em que podem acontecer mudanças psíquicas e físicas, que geralmente cessam no primeiro dia do fluxo. Cada mulher passa por esse momento de uma forma, e pode ter alguns, todos ou nenhum sintoma.

Muitas vezes a TPM se manifesta como um desconforto generalizado envolvendo sintomas emocionais, como depressão, vontade de chorar, irritabilidade, ansiedade, insônia, fome ou falta de apetite, sonolência, dificuldade de concentração e cansaço.

Alguns sintomas físicos também podem surgir de forma indesejada nesse período. Os mais comuns são dor de cabeça, acne, aumento de peso, inchaço nas mamas, dores musculares e distensão abdominal.

Se você sente tudo isso e reconhece sua TPM, não se preocupe! É perfeitamente normal que esses sinais acompanhem a menstruação, pois são causados pelas alterações hormonais. Mas nem por isso, devemos sofrer com eles. Aí vão algumas dicas para ajudar a aliviar os sintomas da TPM:

– Esfrie a cabeça e relaxe. Faça um passeio no parque, vá naquele restaurante que você gosta ou curta uma sessão de cinema sozinha. Ter uma atitude positiva e mentalizar coisas boas ajudam a relaxar o corpo e amenizar a dor.

– Faça atividade física. Pode parecer difícil nesses dias, mas tente atividades mais leves, como uma caminhada, andar de bicicleta ou yoga. Se exercitar libera endorfinas, que provocam sensação de prazer, relaxam e ajudam no funcionamento do intestino.

– Evite compromissos importantes. Você não precisa de mais estresse nesses dias em que está mais sensível. Pegue leve e não se cobre tanto nos relacionamento pessoais e tarefas profissionais.

– Cuide do seu corpo. Faça aquela esfoliação nas pernas que estava adiando há semanas, hidrate o cabelo ou qualquer outro processo que mostre para o seu corpo que você gosta dele.

– Reduza o sal na comida. Como ele contribui para a retenção de líquidos, cortá-lo pode ajudar a diminuir o inchaço no corpo.

– Alimente-se bem. Nesse período, há maior predisposição ao aparecimento de acne. Então, uma boa alimentação, com menos açúcares e gorduras, é essencial. Foque nas frutas, vegetais, grãos e alimentos diuréticos, que podem ajudar a diminuir outros sintomas também. Chá de gengibre tem efeito anti-inflamatório e é um santo remédio para TPM!

– Fique confortável. Se possível, abandone roupas apertadas, saltos muito altos e sutiãs sem muita sustentação.

Muitas mulheres não procuram ajuda médica quando sofrem com a TPM, por entenderem que é um processo normal do organismo ou acharem que o médico não dará a devida importância para o problema. Mas, se achar necessário, procure um ginecologista. Com orientação médica, é possível encontrar o melhor tratamento para o seu caso!