DICAS DE MAQUIAGEM PARA O VERÃOManter a maquiagem perfeita no verão não é uma tarefa fácil. Rímel borrado, sombra escorrendo, base que não fixa são apenas alguns dos problemas enfrentados durante os dias mais quentes do ano. Mas existem alguns truques que podem ajudar quem quer manter o look mesmo nas condições mais adversas.

A maquiadora profissional Rafa Cavalotti conta que o segredo para a durabilidade é cuidar e preparar a pele – lavando, tonificando e hidratando. Algumas pessoas não gostam de usar o hidratante durante o verão, pois têm a sensação de que a pele ficará oleosa e acabam pulando essa etapa. No entanto, existem diversos produtos no mercado tanto para peles mais sensíveis como as oleosas, com o chamado “toque seco” e até em formato de gel. O seu dermatologista pode ajudar a encontrar a fórmula que mais adequada para você.

O mais importante de todos os passos, sem dúvida, é a proteção solar – e lembre-se, isso em todas as estações do ano. Para quem tem dúvida no que se deve usar primeiro, a make up artist dá a dica: primeiro o hidratante, depois o protetor solar e só então o primer, para depois começar a maquiagem.

Caso você vá para a praia ou piscina e a intenção seja “pegar um bronzeado”, não é recomendado utilizar maquiagem. “Pode entupir os poros, causando cravos e espinhas. No calor os poros de dilatam e acabam virando uma porta de entrada pra impurezas”, explica Rafa.

Se mesmo assim você não quer sair de casa sem dar uma ajeitada no visual, a dica é usar uma máscara para cílios à prova d’água, um blush líquido e um lip balm com cor.