A Primavera chegou e nada mais delicioso para o paladar e para o olhar do que uma mesa repleta de flores! Veja aqui alguma dicas de como aproveitar a estação e utilizar flores comestíveis.
Se você acha que é difícil encontrar flores comestíveis por aí, pode mudando de ideia! A mais conhecida dos mercados é a alcachofra, mas flores de ervas que temos na horta de casa também podem compor receitas e dar aquele toque especial.
A flor da cebolinha, por exemplo, tem gosto de alho e cebola. Já a de manjericão tem um gosto parecido com o da folha, mas mais suave. Fica ótimo em massas com molho de tomate! A flor da lavanda é super versátil e fica muito boa com doces. Experimente colocar nas receitas de biscoitos, bolos e geleias. A combinação da flor da lavanda com limão siciliano é um clássico que vale a pena provar.
Sabia que até aquela violeta que você tem na janela pode ser utilizada? Ela tem um sabor leve e combina com saladas, geleias e sorvetes. Além de poder ser usada como decoração, in natura, já que ela é linda! Aliás, o jeito mais fácil de incorporar as flores no prato é exatamente esse: nas saladas. Com peixes ou camarões e folhas verdes não tem erro.
Para manter o tema de Primavera, use e abuse dos chás de flores, como hibisco, camomila, calêndula.
Outra opção linda é usar flores em cubos de gelo. É só ferver a água, colocar na bandeja de gelo e posicionar as flores dentro da forminha. Espere esfriar para levar ao congelador. Além de enfeitar drinks, também fica incrível em água aromatizadas fresquinhas!
Para os mais românticos, fica fácil: se joguem nas pétalas de rosa!